Questão de pele... (minhas tatoos)

18 junho, 2011

esclERÓTICA...


Tenho dado boas risadas ultimamente com o novo termo que aprendi para caracterizar um paciente de Esclerose Múltipla. ESCLERÓTICO!
Isso mesmo, ESCLERÓTICO!!!
Nada contra os "esclerosados", muito pelo contrario, eu até gosto desse termo! Quando o utilizamos com humor, e com conhecimento, rompemos com preconceitos tão presentes na patologia da Esclerose Múltipla. Afinal ainda hoje,muitos desconhecem o que de fato é essa doença e a relacionam com algum tipo de retardo mental ou demência.
Mas ESCLERÓTICO, cá entre nós, soa bem melhor aos ouvidos.
Talvez seja pelo "erótico" no final da palavra que mais me agradou...

Diferente do que muitos têm pensado, de que esse novo termo adotado por mim, se trata apenas de uma brincadeira com relação a doença, euzinha faço questão de comprovar o contrario. Vejam só:
A palavra esclerose,tem sua origem no Grego SKLEROSIS,que significa “endurecimento”, de SKLEROS, “duro, rígido”, relacionado a SKELLEIN, “secar”, "cicatrizar" de onde também veio “esqueleto”.
Sendo assim, num termo aportuguesado da palavra (de acordo com sua etimologia) , a pessoa que possui múltiplas cicatrizes que tornam rígidas alguns tecidos celulares, não é esclerosado e sim esclerótico.
Na verdade, minha gracinha esta em fazer menção a palavra erótica, mas na verdade não ha nenhuma relação com erotismo, a não ser pra pessoas de mentes criativas como eu!
Enfim, fiz questão de abrir esse espaço aqui no blogg para explicar esse termo, porque alem de engraçado, tem sim fundamento teórico, por mais bobo e inútil que pareça.
Costumo dizer (e meus amigos sabem disso) que para romper preconceitos, e visões estagnadas sobre qualquer que seja o assunto em questão, a informação é sempre importante. Mas a conscientização é imprescindível.

Gracinhas a parte... espero que de algum modo, eu tenha contribuído para mais esse novo (e não muito útil)conhecimento.

Beijos "esclERÓTICOS"! kkkkkkkk

Dázinha

6 comentários:

SANDROWAL disse...

Vc é um Show Dá, eu adoro vc! Ser seu amigo é uma coisa muito boa, uma honra. Achei engraçado, interessante e legal. Depois de ler seu texto, me senti tão feliz, fiquei com uma cara de alegre e um sorriso até que pequeno, pra tanta emoção boa que vc fez despertar em mim rsrs =).
Por outro lado, é como se meu coração desse gargalhadas e rolasse dentro do meu peito de tão feliz kkkkkkkk. OBRIGADO DÁ!!!!!
=D

Marcelo Juris disse...

E eu pensava que esclerótica era a Angela bismarchi com sua ideia estrambótica de implantar um terceiro seio !!!

CibeleIF disse...

Dá! ARRASOU!!! kkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Mas eu tb fazia essa associação com o erótico! kkkkkkkkkkkkk!!!!

disse...

Inda bem Ci, q num to sozinha nessa de "mentes criativas"! kkkkkkkk

Qto a vc Marcelo, rs rs eu num tenho termos cabiveis para qualificar essa ai! Se bem q assim como euzinha, ela justifica a importancia da sua tese!

Sandronildo, amigo.... honra e minha de ter conhecido vc.... obrigada por sempre passar por aqui! rs Amo ler seus comentarios! rs

Michela disse...

Adorei quando vc falou isso pra gente, eu racheiiiiiiii.. adoro isso em vc! Sai cada pérola deliciosaaa.. amoo amo amo isso em vc! Bjsss camarada d´agua! :D

Ana Andrea disse...

Dá !!! Amei !!! SHOW !!! Ser escler´tica é muito melhor do que ser esclerosada !!!