Questão de pele... (minhas tatoos)

13 maio, 2010




Nunca imaginei passar por isso.
Sempre tive uma indagaçao imensa sobre as palavras do livro de Jó: tudo o q ele mais temia o sobreveio.
Mas o gde segredo de tudo, é viver como se nao existisse amanha....
Parar de correr na vida como se andasse sempre atrasado....
E como diz minha amiga Rê Garcia, o segredo é apertar o botaozinho do "foda-se" e viver!!!
Ha duas semanas, faço parte do hall das esclerosadas!!!
Pensei q as coisas fossem bemmmmmmmmmm piores, mas ate q tenho la minhas vantagens!
Alem dos amigos incriveis q tenho conhecido, tenho recebido uma baita força e apoio do amigos que nunca pensei q seriam os "de verdade"!(vc Marcelo é impar e insubstituivel)se coisas boas me aconteceram desde que fiquei doente,sua amizade é uma delas. Edileine,Helcio...Poxa o Helcio...tao longe e tao perto, uma liçao q me motiva a cada dia continuar, mesmo qdo só há 1% de chance em meio a 99% de luta...Naõ é assim amigo??? e claro que ha outros q nao citei o nome mas estao em meu coraçao de uma forma mto especial.
Mas vamos lá...pra quem nao conhece, p quem acha q esclerose multipla é doença de velho,ou que assim como eu achava q o portador de esclerose estaria condenado a morte, busque conhecer um pouco mais do assunto, abra mao de preconceitos que nao sao fundamentados nas informaçoes reais e adequadas sobre o tema.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica, não contagiosa,nem transmissível e muito menos leva o paciente a morte, que aparece mais frequentemente em adultos jovens.
Sua causa é desconhecida, foi descoberta em 1860, e mesmo hj sabe-se mto pouco sobre ela.
Basicamente se caracteriza como lesão do Sistema Nervoso Central (SNC), conhecida também como doença desmielinizante, pois lesa a mielina que recobre e isola as fibras nervosas dos impulsos do cérebro, do nervo ótico e da medula espinhal.
Eventualmente ocorrem surtos q podem gerar desde perda de visao,parestesias(formigamentos), falta de equilibrio ou coordenaçao motora.
No meu caso, o equilibrio foi afetado, e passei a ter parestesias desde o surto q tive em março de 2009.
Cerca de 90% daqueles diagnosticados como portadores da doença tem entre 16 e 60 anos, sendo mais comum em mulheres do que em homens.
Mulheres brancas, entre 15 e 35 anos, com vida ativa,ilustram gde parte do quadro de portadores da doença. No caso euzinha estou entre elas!!! Que belezura!!!:p
Confesso que qdo vi em minha ressonancia do cranio, tres pintinhas brancas vagando em meus "miolos" tentei acreditar q nao passariam de ideias e pensamentos ousados, narcisiatas como eu, q insistiam em aparecer...ainda que em uma ressonancia magnetica!!!
Ilusão....
Embora a doença não seja herdada diretamente, aparece em indivíduos pré-dispostos. Acredita-se que a EM seja uma doença autoimune, na qual o próprio sistema imunológico do organismo ataca um tecido ou orgão normal.
Como ja mencionei acima, na esclerose múltipla o ataque dirige-se contra a mielina do sistema nervoso central.
Mtos dizem em sua ignorancia que quando uma pessoa é "ESCLEROSADA" ela já é velha, né? Isso não é verdade!!! Essa doença é uma doença de jovens adultos...
Presenciei a dor e a perda da mae de um amigo que portava E.M, tenho detalhes na lembrança de uma mulher linda, inteligente,com um esposo e filhos lindos se definhando aos poucos até deixa-los. Tinha muito medo....
Isso ha mais ou menos uns 12 anos, hoje com os avanços da medicina, isso so ocorre se o diagnostico for tardio, o q graças a Deus nao é o meu caso.
Como tudo tem seu lado bom...uma das coisas boas, é saber q nao posso me estressar, nem ficar nervosa, e quando soube disso, ja fiz minha listinha de exigencias e preguei na geladeira para q euzinha nao seja mais contrariada!!!rsrsrsr
Ou seja, ando mais mimada do que nunca!!!
Brincadeiras a parte, sei da importancia do acompanhamento médico,e do tratamento q terei que enfrentar para o resto da vida para q eu possa viver com qualidade ( e espero q esse resto nao seja um restinho).
Se vc possuí,nao se desespere, se não possui,busque conhecer o que é, nao sinta pena, nem tampouco fale do que nao conhece a fundo.
Hoje e possivel viver e bem com Esclerose Multipla, contudo há de ser disciplinado, com fisio, hidro e essas coisas q eu particularmente detesto!!! Mas irei me disciplinar... acreditem....
O segredo´na verdade é viver e aproveitar.
Aproveite a companhia de quem tem...
Aproveite a sua vida se vc nao tem...
Nada de tantas dietas...rs
Nem tanta pressa de fazer as coisas....
E acredite,nao espere uma noticia ruim, p repensar o que tem feito com a propria vida...para rever conceitos,mudar planos,ser menos inflexivel!
O jeito é ligar o "botaozinho" e CARPE DIEM!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjo a todos... e digo com toda convicçao: Ate aqui me ajudou o Senhor!!!

4 comentários:

disse...

Dá. minha linda,
Eu mandei ligar o botaozinho, mas como eu vim com defeito de fabrica, nao possuo tal botao.
Seu texto é um misto de emoçoes pra mim. Ao mesmo tempo que ele é um soco no estomago, tb é esclarecedor e sendo assim, um alivio saber que vc vai ficar bem.
VAI SIM, ouviu... estou mandando.
Eu gosto muito de vc e sua vida hj esta presente em todas as minhas oraçoes.
Deus tem algo grandioso reservado pra vc, tenha certeza disso.
Beijossssssss

helcio rodrigues disse...

Primeiro quero agradecer a lembrança, vc sabe a importância que tem na minha vida.
Como sempre suas palavras nos levam aos sentimentos extremos,virei bipolar por sua causa,rssrs!! além da MT, essa tua capacidade de expressar sentimentos te torna mais especial.
Você é guerreira de fé!!
99% de luta onde existir 1% de chance!!!!! CARPE DIEM!!!!! Beijão!!!

Carlos disse...

Oi Lila agora sou um seguidor seu...rs.
Nossa, linda sua historia te desejo tudo de bom e nunca se esqueça que temos um Deus que faz o impossivel acontecer, creia e saiba que ele te ama muito você é muito Especial. Super Beijo Lila

WILLIAM disse...

"Dalila: exagerada e verdadeira" - CAZUZA

Vc é única, meu amor!!! Não há, em todo universo, outra que se compare a vc! Te amo pra sempre! Estou ao seu lado.
NEOQEAV