Questão de pele... (minhas tatoos)

15 outubro, 2010

15 de outubro, dia do mestre. Que mestre???


Acredito que o acesso desordenado a algo, acaba por comprometer a qualidade de qualquer ambiente formador. Vejo isso como um fato!
Com isso a educação no Brasil, vem ha anos tendo sua qualidade comprometida por varias caracteristicas, dentre elas (ao meu ver) o facil acesso a profissionalização docente.
Nossas escolas vem formando analfabetos funcionais, e estes adentram em universidades sem quaisquer criterios para uma formação qualitativa, politizada e consciente.
Hoje 15 de outubro, Dia dos Professores, páro e reflito sobre minha opçao profissional, sobre os professores que passaram por minha vida, sobre as posturas dos meus colegas de trabalho e acima de tudo isso, sobre o sistema q nós professores estamos submetidos.
O lamentavel, é que muitos de nós estamos contentes e acomodados com esse autoritarismo cordial que o sistema nos submete, alem do contentamento com as esmolas de um governo que dita regras, nos engessa e nos gratifica ao termino do ano letivo.
Sinceramente, nao sei se parabenizo minha categoria profissional pelo dia de hoje, ou se lamento a falta de formação digna, valorização e respeito à nossa classe.
Sempre trabalhei em instituiçoes privadas de ensino. Confesso que almejei sair da sala de aula, para ajudar na formação docente com a visao e bagagem que trazia comigo sobre uma educação libertaria e transformadora.
Qdo me deparei "do lado de lá da mesa", vi o quao dificil era propor mudanças à profissionais sem perspectivas,desmotivados, que trabalhavam durante tres periodos e a maior parte deles em escolas distintas.
No entanto, prossegui. Ora tendo meus gritos abafados pelo sistema, ora agindo como a historinha babaca do beija flor q levava agua no biquinho p apagar o incendio.
Digo babaca, pois acredito na mobilização de um todo, do trabalho em equipe, de luta coletivas pelos mesmos ideais.
Em meu conceito, essa postura de "ao menos faço minha parte", é tola e insuficiente. Devo sim fazer minha parte, contudo, se nao conseguir contagiar meu proximo com minha motivação, em vao sera o meu trabalho.
Enfim, creio que nós profissionais da area da educação, seja em que instancia for, precisamos parar no dia de hoje, e refletirmos com a seria decisão de uma pratica consciente, diferenciada, transformadora.
Acredito na busca pessoal, não acredito no assistencialismo, acredito na força da opiniao, não acredito nos beneficios do sistema.
Afinal, o que almejamos?
Salario na conta ao final do mês?
Um pensamento muito raso pra quem forma opinioes...
Ainda assim, FELIZ DIA DOS PROFESSORES companheiros!

Um comentário:

Anônimo disse...

E ainda tem a parte da sociedade anestesiada que não enxerga os seus verdadeiros problemas.

O problema da violância na rua está mais dentro do colégio, ou na falta deste, do que na força policial em massa nas ruas.

Vejo sempre passeatas da sociedade burguesa pedindo mais polícia e maior escala penal qdo ocorre um crime mais chocante.

Por outro lado, nunca se vê essa burguesia falida de inteligência fazer passeata para que o aluno da escola, principalmente a pública, tenha aula e professores de qualidade e com o suporte que necessitam para a boa prática da formação das gerações futuras.