Questão de pele... (minhas tatoos)

04 fevereiro, 2011

Nada como um banho frio!

Oi pessoal, hoje estou decidida a falar sobre a importância do banho frio! rs
O por que dessa minha decisão totalmente instrutiva não vem ao caso, mas a questão é que acredito ja ter comentado por aqui, que necessito tomar banho frio. Seja no calor ou no inverno, hoje em dia pra mim a agua fria e tão sagrada como o fato de que ter que tomar banho!
Particularmente, sempre apreciei tomar banho frio, mas era só para os dias de muito calor ou muita inspiração.
Depois do diagnóstico da E.M. , passei a ter a necessidade de fazer da agua fria um ritual diário. (Quero deixar claro que isso não é uma regra entre os pacientes de Esclerose Multipla, é apenas um habito que desenvolvi).
Confesso que a principio não foi tao simples, o habito é algo que temos que desenvolver para adquirir e pra isso, precisamos estar decididos ou necessitados em desenvolve-lo. No meu caso, o segundo exemplo me fez adotar essa pratica que me da muito prazer e nenhum pesar.
Chega a ser engraçado a resistencia que algumas pessoas tem a encarar uma ducha gelada.
Faz-se uma concentração fora do limite pra entrar numa piscina a noite, dar um mergulho no mar, ou ate mesmo tomar um simples banhozinho. kkkkkkkk
Muitas pessoas que comento sobre esse meu habito, se assustam e chegam a arrepiar-se so de pensar nessa hipótese.
A questão é, que a luxúria e o conforto trouxeram incontáveis prejuízos ao homem, principalmente quanto a saúde. Um desses prejuízos foi o banho quente.
Hoje, é quase que uma lei marcial ter um chuveiro quente em casa, assim como ter uma TV.
Com isto as pessoas ficaram muito mal acostumadas a choque térmicos.
Pode parecer exagero pra alguns e uma grande bobagem para outros, mas a conta de luz também é algo a ser considerado. O gasto de energia com o chuveiro elétrico acaba sendo bem gde para as pessoas que adoram passar bons minutos debaixo da agua quente.
Não só para nós mulheres, em sua maioria bem vaidosas, assim como para os homens também, devemos saber que o banho quente retira a oleosidade natural da pele; a pele envelhece mais rápido; a pele fica mais flácida; a oleosidade do couro cabeludo pode trazer disposição à caspas, espinhas e cravos; o sistema cardiovasculas piora, aumentando a ocorrência de varizes, mãos e pés frios e baixa resistência a mudanças climáticas. A preguiça e indisposição também aumentam; e certamente contribui para pessoas ter rinite entre outras alergias.

Mas o banho frio minha gente, é tudo de bom!!!
Nada como ao levantar cedo, e entrar com o corpo ainda quente naquela água fria que desperta em um instante. O banho frio é totalmente saudavel, não só para a pele, mas para todo o organismo, ajuda muito no combate contra problemas de circulação do sangue e diversas outras doenças. Fortalece absurdamente o imunológico, tornando a pessoa protegida para mudanças climáticas, como para gripes e resfriados. Desde que eu passei a tomar banho frio nunca mais fiquei resfriada.
Lendo uma materia sobre saúde em que abordava esse lance de agua fria, li também , que ela contribui muito para quem quer se livrar das alergias, como a Rinite; alem de ser um dos melhores remédios para febre e mal estar.
De acordo com o "blogg do Evandro", algumas dicas tornam possíveis para aquelas pessoas que fogem da agua fria, começarem essa pratica.
Uma dica interessante é nunca começar de baixo pra cima , muito menos pelos pés. Mas sim, seguindo a seqüência: rosto, cabeça, peito, abdômem e costas.
Particularmente, devido a a fadiga bem característico nos pacientes de EM, e ao formigamento no abdomem e costas, que tenho como seqüela do surto tive, a agua fria e uma grande aliada.
Acreditem... depois de habituados, a sensação de disposição e energização e inigualavel.
Forçaaaaaa minha gente!!! Coragem...

CURIOSIDADE:
Dizem que o Beethoven derramava um balde de água fria na cabeça, antes de ir para o piano; porque isso melhorava seu sistema nervoso, e as percepções dos nervos.







7 comentários:

Unknown disse...

Eu ainda mantenho o hábito do banho quente, mas percebo cada vez mais o mal que me faz. Saio do banho completamente fadigada e com tanto calor que mesmo no forte do inverno preciso de ventilador pra dormir... Mas o banho totalmente frio também não me faz bem pois aumenta as minhas dores...

Abraços

disse...

Olha... eu entendi, entendi tudinho.... juro!!!
Mas banho frio em Petrópolis no alto inverno é tao parecido com suicidio.... [dramatica demais]
rsrsrsrsrsr

Beijosss

cáh disse...

nunca tinha lido nada a respeito, porém depois de ler seu post observei q tudo tem fundamento... é claro q como a maioria corro de água fria, mas acho q vou dar uma chance a mim mesma e pelo menos tentar...rsrs
bjks

Anônimo disse...

Aqui em Petrópolis não é diferente de São Paulo. dá para tomar banho frio , sim. Basta não ser medroso e bobão.

Depois que se entra de corpo inteiro na ducha é como na piscina, nem se percebe mais o frio.

No inverno petropolitano, que o banho frio é ainda mais saudável, para não ocorrer o choque termico de se tomar uma ducha quente e sair no vento frio da cidade.

Anônimo disse...

Cara Dá, já faz um tempo que te acompanho através desse teu maravilho e versátil blog, adoro seus posts e vivo na expectativa dos próximos.
Esse em especial me chamou atenção pelos arrepios causados em certas pessoas no que concerne à água fria, confesso que não sou um exímio apreciador das baixas temperaturas, talvez porque eu seja um tanto “caliente” rsrs, enfim..
Te contarei um segredinho meu... O MELHOR BANHO DA MINHA VIDA FOI REGADO À ÁGUA FRIA, tenho certeza que alcançou esse status não pela repelente temperatura, mas pela companhia, pois acredito com todas minhas forças que essa parceira tornaria um mergulho em um rio congelado a experiência mais aconchegante, “quente” e agradável da minha história. Embora o MELHOR banho da minha vida tenha sido um bem geladão e a noite, pelo puro prazer da argumentação irei mostrar os prós da água quente.
Antes de adentrar no assunto principal, quero só fazer uma ressalva, notei que em um trecho você criticou de forma sucinta a tecnologia (água quente), TV, e a necessidade do homem em usufruir desses itens, acredito que é porque estamos em contínua evolução.. Talvez voltar ao banho frio, às noites escuras etc, seria uma forma de retroagir kkk, brincadeira (você sabe que eu perco o amigo mas não a piada).
Enfim, vamos lá aos benefícios da deleitosa H2O em temperatura majorada, seja ela de forma líquida ou gasosa.
Um bom banho com água quente alivia dores e o cansaço natural após exercícios curtos. Além de reduzir consideravelmente os espasmos musculares e relaxar e acalmar o corpo, o banho quente também ajuda a eliminar toxinas através da pele e ainda é benéfico nos estados de insônia.
Conheço uma piada que diz que” Eva quando estava no paraíso resistiu ao ser tentada de diversas formas pela serpente, nada a atraia, nem a sabedoria, nem o bem e o mal... foi ai então que a esperta cobra contou para a referida dama que a fruta proibida emagrecia... imagina só.. a muié comeu sem pensar duas vezes.. e ainda levou pro marido que tava meio barrigudo...”
Acredito que a “fruta” não emagrecia, mas a água no seu estado gasoso, em especial dentro de uma Sauna, EMAGRECE de uma forma quase imediata, pois devido à perda de fluídos através da transpiração o corpo perde peso, Cumpre ressaltar que o coração tem batidas cardíacas mais aceleradas para tentar refrigerar o corpo, desta forma, por meia hora de uma sessão de Sauna o corpo queima entre 300 a 500 calorias. O sistema cardiovascular funciona da melhor maneira para arrefecer a temperatura corporal e aumenta o metabolismo.
Tanto o banho quente quanto a Sauna induzem ao relaxamento muscular e o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação, e as batidas cardíacas aumentam. O calor gerado faz com que o corpo venha a ter uma febre artificial sendo que esta se trata de uma reação natural de defesa contra bactérias e infecções.
A pele é um órgão e complexo do nosso corpo em que impede as bactérias de penetrarem. O suor remove as impurezas e as toxinas através dos poros, ocorrendo assim uma limpeza profunda da pele de dentro para fora. Está desta maneira associado também à nossa higiene.
Devido ao fato de o sangue percorrer o corpo de uma forma mais acelerada transportando oxigênio para a inflamação ou edema pode reduzir a dor. O que leva a um alívio da dor e a um a processo de cura mais rápida e natural.
Sauna tem como outros benefícios para a Saúde é o descongestionamento nasal, melhora as dores de cabeça e enxaquecas, dores menstruais e sintomas da menopausa.
Ante o exposto, concluo que seja quente ou fria, liquida ou gasosa, à água faz mto bem a todos nós, ficando à disposição de cada um a forma mais interessante de usufruir desse bem natural.

Nost Ipsum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

q nojo vc