Questão de pele... (minhas tatoos)

23 março, 2011

Posso ser assim, daqui a pouco não... PARTE II


Como muitos (infelizmente) durante muito tempo (tb infelizmente) me detive em conhecer apenas aquilo que tinha por "verdade".
Com o passar do tempo, fui percebendo que alem de "santa" tambem havia me tornado inflexivel e preconceituosa.
Hoje sou caminhante. Não me classifico como A, nem tampouco como B. Dei adeus ao peso das bagagens pra viver o melhor que ha em mim. Pra olhar o melhor que há no outro, e assim me relacionar tendo por base o respeito pela divindade que existe em cada um de nós. Independente da fé professada.
Pra muitos esse topico será um escândalo, assim como foi o post da gaiola. Mas a verdade é que pude reconstruir meus valores, não por força da convivência ou por estar inserida num contexto doutrinário.
Minhas verdades podem ser hoje uma. E amanha serem outras, sem que eu seja uma pessoa voluvel. Ou me culpe por quaisquer razoes sem fundamento lógico.
Ainda hoje refletia sobre o conceito de bem e mal, de justiça e injustiça. Cheguei a conclusão q levaremos a vida toda para q possamos ser moldados afim de sermos de fato pessoas melhores.
Minha vida tomou um novo norte depois da E.M. Caminhos q eu admirava de longe, que tinha certa curiosidade mas não tinha a ousadia de conhecer, passei a me dispor em descobrir novas estradas.
Meu valores, meus principios, passaram a ser "bússola" em minhas mãos. Não há pq ter medo em se perder...
Qdo me vi, debilitada e sem ninguem para me explicar o que estava acontecendo. Decidi me despojar dos conceitos antigos, e construir um novo modo de pensar, para que eu nao olhasse para mim mesma e me visse como um boneco nas maos do ventriloco.
Continuo crendo num ser superior, q tudo ve e que um dia estaremos diante Dele. No entanto, creio mais do que nunca:
1-) Que somos livres e podemos escolher nossos proprios caminhos.
2-) Que somos materia, corruptiveis e sujeitos a dores e enfermidades.
3-)Somos seres sociais, e somos moldados de acordo com as influencias da nossa formação. (religiosa, economica e cultural)
4-) Somos carentes de afetividade. Portanto, não ha porque insistir em relacionamentos onde o amor, o respeito e o cuidado não estao mais presentes.(independente do ambito, seja ele familiar, conjugal ou social)
5-) E principalmente, que nao fomos criados para sermos observados por um ser maniqueista, que te quer feliz, mas para isso aconteça, voce precise sofrer. E sofrer muito.

Pra encerrar, quero explicar que as musicas de fundo que deixarei por alguns dias aqui no blogg são mantras sanscritos hindus.
Calma minha gente, nao me converti ao hinduismo!
Apenas quero compartilhar com aqueles que passarem por aqui esse mais novo conhecimento que adquiri.
(Se nao quiserem ouvir, se acharem que Deus nao vai se agradar, ou que é pecado, é so dar o pause na televisao, ok?)
Abraços...

SE QUISER SABER UM POUCO MAIS....

É possível que você já tenha entrado em contato com um mantra antes mesmo de fazer um asana. Em muitas aulas de Yoga, há a invocação de certos mantras em homenagem à prática ou ao guru. Mas você sabe por que entoamos os mantras? Abaixo, respondemos todas as suas dúvidas.Para que servem os mantras?
A palavra mantra significa em sânscrito "instrumento para o pensamento [adequado]" (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Basicamente, um mantra é um som que tem um significado e tem como objetivo lembrar algo importante para o praticante. Esse som pode consistir em um monossílabo, como o mantra Om, uma frase curta, como Om Gam Ganapataye namah ("eu saúdo Ganesha, o deus-elefante"), ou uma estrofe de 24 sílabas, como é o caso do Gayatri mantra. O mantra pessoal é prescrito tradicionalmente por um mestre, em função da necessidade do praticante.

Como podemos usar os mantras na prática? Quantas vezes podemos entoá-lo?
Tradicionalmente, um número razoável de repetições é 108. Para um mantra polissilábico como o Gayatri, por exemplo, isso significa uns 20 minutos por prática. No entanto, há práticas como o purashcharana, em que se fazem mil repetições diárias até completar 2.400.000 ao cabo de sete anos. Isso totaliza cem mil repetições por cada uma das 24 sílabas do mantra.
Outra maneira de usar os mantras é associar a sua repetição mental com a respiração, como no caso do ajapa japa, técnica que consiste em acompanhar a observação da respiração com a mentalização do mantra so'ham.

O que precisamos fazer para entoá-lo (ficar no silêncio, fazer mentalizações, etc)?
O Kularnava Tantra nos ensina que há três formas de fazer um mantra: mentalmente, murmurando, e em voz alta. Dessas maneiras, considera-se que o mantra murmurado seja mais poderoso que aquele feito em voz alta, e que o mantra feito mentalmente seja mais eficiente que o murmurado. No entanto, a mesma escritura nos aconselha a mudarmos de técnica quando percebermos que estamos perdendo a concentração ou quando estamos nos distraindo, passando da repetição mental para a verbalização em voz alta ou vice-versa. É possível também associar o mantra com um yantra, um símbolo. Por exemplo, ao gayatri mantra corresponde o yantra do mesmo nome, que pode ser visualizado mantendo-se os olhos fechados ou focalizado com eles abertos durante a meditação.

Quais são os efeitos do mantra?
Os mantras têm a capacidade de servir como foco para que a mente se concentre. Ela tem a sua própria agenda e difícilmente pode ser controlada. Se você percebe essa dificuldade na sua meditação, significa que sua mente é totalmente normal. Respire aliviado, pois isso acontece com todo o mundo. Seu trabalho durante o mantra consiste justamente em trazer incessantemente a mente de volta para o som do mantra e refletir sobre seu significado. Isso traz como conseqüência o aquietamento da mente. Essa paz mental não é um fim em si mesmo, mas um meio para conseguir o discernimento, para preparar-se para a libertação, moksha. Muito embora os mantras possam ser usados para relaxar, combater a ansiedade ou o estresse, esse fim não deve ser esquecido.

Como funcionam?
Conhecer o significado do seu mantra, se você tem um, é fundamental. Tem pessoas que afirmam que os mantras não têm significado, ou que saber o que o mantra quer dizer não é importante, para afastar a desconfiança dos cristãos, ou para apresentar a prática da meditação sobre eles como algo "científico". Se o mantra foi especialmente escolhido para você, como é que ele não tem significado? Como posso confiar na eficiência desse mantra ou nas boas intenções de tais professores? O Rudrayamala , um texto antigo de Yoga, diz: "Os mantras feitos sem a correspondente ideação são apenas um par de letras mecanicamente pronunciadas. Não produzirão nenhum fruto, mesmo se repetidas um bilhão de vezes." Mantras sem significado não funcionam. Todo mantra sânscrito significa alguma coisa ou aponta para algum aspecto da realidade, adequada como tema de reflexão para cada praticante.

E por que cantá-los em sânscrito?
Na tradição hindu, os mantras são considerados Shruti, revelação. Isso significa que esses sons não foram criados por um autor humano, mas percebidos em estado de meditação pelos sábios da antigüidade, chamados rishis. Esses sons descrevem as diferentes revelações que estes sábios tiveram, e servem como indicadores para orientar os humanos em direção ao autoconhecimento. Por exemplo, os mahavakyas, as grandes afirmações da tradição dizem: aham Brahma'smi, "eu sou a Consciência do universo", tat tvam asi, "tu és Isso (Brahman)", etc.

A língua sânscrita é considerada uma língua revelada, portanto sagrada, assim como o aramaico, o hebraico ou o latim o são para a religião judaico-cristã. Como língua, o sânscrito tem a virtude de conseguir comunicar nuanças de significados muito sutis, e sua vibração sonora produz efeitos não somente na mente mas também, por ressonância, nos corpos energético e material.

Mantra para o amor
Om Kama Pujitayei Namaha
(Om cama pudjitaiei namarrá)
"Om" e saudações á adoração divina na forma de fazer amor. O primeiro mantra, logo que voce entra no blogg.

O amor romântico mexe com a gente. Mesmo os que fazem votos de castidade têm de lidar com desejos fortes para se defender da atração física. Infelizmente, as tradições monásticas em muitas religiões derramaram uma sombra sobre o amor romântico, ensinando que deve ser evitado, e que o desejo deve ser controlado. Somente os bhaktas, devotos das várias formas de Deus, são mais tolerantes ao desejo romântico. Por exemplo, as gopis (feitas de leite) de Krishna fizeram amor com ele. E se alguém pode ver o Divino em seu marido ou namorada ou par, esse relacionamento pode ser sagrado também. Fazer amor pode como adoração divina. Este mantra saúda a vibração de adoração como parte do processo de fazer amor.

Fonte:
Thomas Ashley-Farrand, autor de Healing Mantras and Shakti Mantras.

Espero que tenham gostado, e se nao gostaram, que ao menos tenham lido, para que a critica seja embasada no conhecimento. Ainda que mínimo!!!
Carpe Diem....

4 comentários:

L@ine disse...

Que coisa, pra meditar acredito eu tem-se que estar muito centrado no seu eu né. Uma forma de buscar um equiíbrio em meio ás turbulências da vida. Uma excelente semana, bjos.

Arione Torres disse...

Oi amiga, passando para te desejar uma ótima semana. Obrigada pela visita ao meu blog. Volte sempre, um abraço, fica com Deus.

Dayse Sene disse...

Mudanças são preciso acontecer em nossa vida...principalmente dentro de nós.
Devemos evoluir, para que nossa alma não critique as coisas do mundo, afinal, acredito que estamos aqui para evoluirmos.
Gostei dessa parte do seu texto, acho que ela explica tudo"Dei adeus ao peso das bagagens pra viver o melhor que ha em mim. Pra olhar o melhor que há no outro, e assim me relacionar tendo por base o respeito pela divindade que existe em cada um de nós. "
mas todo o conteúdo do texto está maravilhoso.
Adorei a mantra, adoro meditar, tudo aqui está em perfeita harmonia...siga sempre seu caminho pensando primeiro em agradá-la , para então depois saber agradar aos outros.
O seu gosto, já bate com o meu...acho que aqui é um ótimo caminho.
Obrigada pela participação em meu blog, amei te conhecer, mesmo que só através do seu blog, acho que o blog, é a nossa cara, a nossa essência.
Boa noite menina Dá!
Um lindo despertar.
Beijos.

Mary Cely disse...

estou por aqui miga.bjus da Mary cely .queria falar com vc msn.