Questão de pele... (minhas tatoos)

13 maio, 2011

São tantas emoçoes.... surtei!


Meus deuses.... tenho tantos assuntos pra postar. Que nem sei por onde começar!
Nao sei se conto pra vcs como ando sendo injustiçada nas minhas aulas de pilates, por minha professora Lu Totty que quase me mata de tantos exercicios e tem a cara de pau de espalhar para os outros alunos que so convers
o e enrolo.

Nao sei se conto sobre minha sucedida busca por maçãs do amor, e sobre mais uma das teses que desenvolvi sobre a figura sensualissima do fruto proibido.
Nao sei se conto sobre minha visitinha ao sexy shop na companhia da minha ilustrissima cunhada e do meu deslumbramento com tantas "coisinhas" incriveis... kkkk
Ou se boto pra gerar na minha
critica ferrenha sobre a burocracia que temos de atravessar para a renovação de documentação para o recebimento das minhas lindas injeçoezinhas de celulas sinteticas de hamister chineses que me auto aplico tres vezes na semana! Ufa!!!
Só aventura hein?
Mas a verdade é que hoje vou tranquilizar meus amigos que estao preocupados com a esclerosada aqui.
A mais ou menos uma semana, venho sentindo aquele peso na perna direita, e o temivel cinturão q aperta meu abdomem e me tira a sensibilidade. Lembram-se das vezes que reclamei das formigas? Pois é, elas estao de volta!
Amanha irei ao Dr. Victor Marçal Saab, meu medico. Nao quero acreditar, mas acho que to surtando denovo.
Qdo nós, pobres esclerosados usamos o termo surto, nada mais é do que o ápice dos sintomas que caracterizam nossa patologia. No caso, a Esclerose Multipla.

Mtas pessoas pensam que alem de esclerosados somos doidos, e que entrar em surto é sair pelado por ai!
Nada disso, como diz o Sr Wilson Gomiero, presidente da Federação Brasileira de Esclerose Multipla, quem sair pelado por ai, sai porque gosta, e nao porque seja sintoma da EM.
Muitas pessoas insistem em acreditar, que esclerose multipla esta intimamente ligada à demência.
Vejam alguns depoimentos que encontrei no yahoo respostas sobre o tema:

"Pra mim eh sair d si, fazer atos q ngm reconheça q foi vc msm q fez, eh soltar ou sair d vc msm!!" Talita L

"É agir diferente sair fora d si,tipo aquela pessoa surto..." Vivi


"É ficar sem consciência sobre seus atos durante algum momento. É sair de si mesmo, através de uma crise nervosa aguda, como se fosse o fim da linha, umprocesso de intenso desgaste psíquico e organico.!" Solange Garcia


Pois bem, a verdade é que mtas pessoas tem uma leve ideia do que possa ser o "surtar" de um paciente de EM.
Amanha, saberei se to surtando de fato ou não!

Só pra lembrar, vai ai, mais uma vez, a descriçao dos possiveis sintomas que podem caracterizar um surto se o paciente perceber a presença dos mesmos por um prazo superior a 24 horas.


"Uma das coisas mais difíceis de viver com esclerose múltipla é seu vasto leque de sintomas variáveis. Alguns pacientes sofrem todos os sintomas sabidamente associados à EM; outros apenas alguns. Alguns sintomas são crônicos e resultam em lesão permanente, enquanto outros vêm e vão. Enquanto não há cura, muitos dos sintomas podem ser controlados por meio de medicação e diferentes tipos de terapia. Vamos ver alguns dos sintomas mais comuns e seu processo típico de tratamento.
A maior parte dos pacientes sofre algum tipo de fadiga. Ela aparece subitamente e tende a ficar pior com o decorrer do dia. Atualmente, os médicos não sabem por que a doença causa fadiga. Os doentes, muitas vezes, recebem prescrição de medicamentos como amantadina, bem como terapias de relaxamento, para estresse e física para aprender técnicas de poupar energia para tarefas como caminhar.
Problemas de visão também são muito comuns. Um paciente pode ter visãoborrada, dupla visão, visão em túnel, episódios temporários de cegueira oudor forte nos olhos. Isso pode ser resultado de neurite óptica ou lesões nos nervos ópticos. Os esteróides podem ajudar na recuperação e esses problemas de visão tendem a surgir e desaparecer por si próprios. Os pacientes com EM normalmente não ficam completamente cegos.
Quem tem esclerose múltipla também sente dormência e formigamento em diferentes partes do corpo, como os braços e pernas.
Além disso, pode-se ter dificuldade para caminhar, fato que pode ser provocado por outros sintomas comuns como fadiga, dormência e vertigem. Problemas de locomoção também podem resultar de músculos fracos ouespasticidade, que ocorre quando os músculos enrijecem e se contraem involuntariamente. Dependendo da causa, os medicamentos podem ajudar. Alguns pacientes com problemas de locomoção usam bengalas ou andadores ou são obrigados a evoluir para patinetes ou cadeiras de rodas à medida que a doença piora. A terapia física também pode ajudar a estirar músculos espásticos e ensina maneiras de andar que compensam a fraqueza.
Como a EM se origina no sistema nervoso central, também pode afetar funções do cérebro como memória, organização, resolução de problemas e fala. Embora metade dos pacientes desenvolva algum tipo de problema com as funções principais do cérebro, apenas 5% a 10% têm prejuízos graves [fonte: NMSS (em inglês)]. A escleros múltipla também afeta o cérebro de outras maneiras. Muitos doentes se tornam clinicamente deprimidos, seja como uma reação à doença ou em consequência da desmielinização. A depressão também pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos prescritos para tratar outros sintomas.
Amanha eu conto as novidades.... Torçam por mim....bjo bjo


6 comentários:

André Ponce da Silva disse...

Com certeza estarei torcendo por ti Dalila Ferreira. bjs.

Unknown disse...

Oi amiga, espero que fique bem. Estou tão solidária contigo que desconfio estar entrando em surto também. Meu médico é só na quarta-feira, enquanto isso observo e espero...

beijos

Anônimo disse...

Estamos todos torcendo por você Dá, temos certeza que tudo acabará bem! força amiga, um grande abraço carinhoso, forte e demorado.
Att. Carlos Demétrio.

Mi neirinha disse...

Melhora logo,viu? Facebook sem as besteiras deliciosas da Dá não tem graça! Não, não chamei vc de palhaça, chamo de essencial! Ihh, agora tá ferrada Dá!
Michela

Anônimo disse...

ah....lindaaa...Mta força nessa hora !!!
Muito bom vc compartilhar esse seu momento conosco, sabe que te amamos e quero vc sempre por perto pra compartilhar minhas loucurinhas....
Hahaha...a 1° q eu fui na sexS..foi hilário tbm....
1000 bjs

Dayse Sene disse...

Não vai ser nada amiga linda. Apenas uma discreta sisma... você está sem problema algum...verá quando o médico lhe ver.
Já entre sorrindo, fale tudo que sente com naturalidade e diz que foi só fazer uma revisão...algo assim...
Sucessos, pois sei que sairá de lá super animada. um grande abraço. Obrigada pela visita em meu blog.
Bom soninho...