Fique por dentro :

Loading...

Questão de pele... (minhas tatoos)

01 maio, 2011

O trabalho dignifica o homem?


Por inúmeras vezes ouvi pessoas, (jovens, adultos, senhores, pessoas dos mais diferentes níveis sociais e econômicos) reproduzirem essa frase.
Sempre me inquietou essa opinião num país como o nosso, onde a falta de oportunidade tira do cidadão a chance de se dignificar através do trabalho.
Quantos no dia de hoje, feriado nacional, gostariam de poder descansar, sabendo que amanhã retornariam às suas atividades habituais.
Questões como valorização profissional, planos de carreira, oportunidades ao novo trabalhador, chances de emprego à terceira idade, e outros benefícios que qualquer cidadão deveria ter como realidade, pois é seu direito, nao podem de maneira alguma no dia de hoje, deixar de permear nossos pensamentos.
Abaixo, pra quem nao conhece a origem do "Dia do Trabalho", um pouquinho da sua historia. Logo mais, faço questão de postar um video sobre o Trabalho Escravo, que ainda faz parte da nossa realidade brasileira, desde os tempos da colonização.
Abraços à todos...
...à luta, companheiros!

-----------------------------------------------------------------------------------

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
-------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

disse...

Não há muito a se comemorar num país com taxas altas de desemprego, num país de pessoas sem garantias vivendo de "bicos", num país onde encontramos tanto ainda criaças no pesado, num país com atrasado com escravos pelos campos ou fábricas de fundo de quintal....
Lástima!!

Beijoss

Roberta Maia disse...

Realmente...tudo para dar certo, país lindo e rico mas, porém...todavia...

É lamentável!!!

Muita Luz!!!