Questão de pele... (minhas tatoos)

06 junho, 2012

O fantasma da Esclerose Múltipla agora tem cara!!!

Veja só... agora o fantasma da Esclerose Múltipla tem cara! Que babaquice!
Sinto que graças aos céus estou entrando numa nova fase dessa minha vida de esclerótica. Muitas mudanças têm acontecido  moldando algumas visões que ha três anos vinha tendo, tenho mudado o foco de outras assim como adquirindo novas atitudes diante dessa "minha nada mole vida!"
Novas prioridades, novos desafios, novos projetos. Não esta sendo nada fácil pra mim lutar contra minhas tendências pessimistas, meu racionalismo cinza e minha inflexibilidade em optar pelo sol adentrando pelas janelas da sala escura.
Claro que não estou fazendo isso sozinha. Tenho contado com a ajuda de três profissionais que alem de admira-los têm me desnudado a alma.
(Não poderia deixar de cita-los aqui: Deise Verreschi, minha amiga e instrutora de Yoga que me abençoa grandemente a cada encontro, Any Brandão, minha fisioterapeuta carrasca que tenho um carinho imenso e que nunca me deixa cair no meu buraco imaginário, e meu psicólogo Dr. Rodrigo Martins, que eu odeio mas no fundo se tornou pra mim meu espelho da verdade, alem de insubstituível nesse tempo).
Decidi escrever o post de hoje para compartilhar com vocês leitores sobre um vídeo de uma campanha internacional de Esclerose Múltipla que eu detestei. Aliás , mais um ne? Lembram-se do poema triste de dar depressão? Vou refrescar a memoria.
Em contrapartida ao poema, vi o  vídeo de hoje com tamanha ironia, deboche além de fatídico demais pro meu gosto!
Em ambos os videos, consigo visualizar a agonia real de ser um paciente com uma doença rara, degenerativa e sem cura. Contudo, (essa é uma visão totalmente pessoal) achei ambos os videos de um mal gosto extraordinário! rs
Falo sem rodeios que muitas angustias apresentadas pela moçoila do vídeo também permeiam meu dia a dia. Mas minha busca por "abrir a janela e deixar o sol entrar" tem me feito  olhar tudo sob uma nova perspectiva. 
Semana passada, comentava com meu terapeuta que me sinto como se trocasse de papel com a EM. Antes eu era a sombra dela, agora tenho sentido que trocamos de papel. Embora saiba que não posso nega-la, não preciso necessariamente  dá-la a ênfase de ser a protagonista da minha historia, enquanto eu seguia como a coadjuvante.
Mas voltando ao tema do vídeo,  sei que a mulher durante a gestação fica menos propícia a surtos devido aos hormônios que a acaba protegendo de novas inflamações, com isso o tal fantasma da EM acaba se ausentando na maioria das vezes. Sei também que ele pode voltar a dar as caras assim que a paciente der a luz ao bebê devido a baixa de imunidade apos o parto. No entanto, por mais penoso que isso seja, E EU SEI QUE É, não acho ético, nem tampouco construtivo esse "terrorismo hilário" a essa angústia que nós mulheres com Esclerose Múltipla enfrentamos no nosso dia a dia.
Sei que muitos leitores não concordarão com minha visão, afinal o assunto esta sendo tratado com um baita teor humorístico .
Ainda assim, quero deixar aqui minha desaprovação ao vídeo. Tenho certeza que grandes laboratórios podem tratar o assunto de forma real, porém madura e otimista.
 Gostaria que tanto os esclerosados e escleróticos, quanto os demais leitores deixassem sua opinião. Quem sabe  meu olhar esta sendo extremista e critico demais ao assunto.
Bjos Carpe Diem.... <3
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pra quem não se lembra aqui esta o outro vídeo que odiei assistir.  

PS: NA lateral direita do blogg, você poderá encontrar um vídeo lindíssimo e realista sobre as varias faces da EM. "BEAUTIFUL DAY"



3 comentários:

Michela disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ciba Itaboray disse...

Sarcasmo puro, não que nós às vezes não agimos dessa forma né Mi...rs.. mas estamos aí dando nossa cara a tapa! Somos fortes! Ter E.M. não é pra todos, só para poucos e cuidadosamente escolhido justamente pq "algo" sabe que vamos dar conta!
Beijos queridona!

Anônimo disse...

Vou dar aqui a minha pequena opinião de uma pessoa que não tem grandes conhecimentos sobre EM.

Esse vídeo não reflete a vida de uma pessoa Esclerosada (posso estar enganado), como uma doença faz parecer que você é uma pessoa louca q fica jogando papeis para cima, sei que a questão de andar como se tivesse um peso nas pernas é uma realidade para alguns pacientes, mesmo na questão de momentos íntimos uma pessoa doente ou uma pessoa saudável tem o SEU próprio momento e não é isso que poderá estragar o momento fazendo q novamente você pareça uma louca mexendo os pés daquele jeito.

Continuando com o vídeo, percebi q durante a gravidez a mulher fica livre de surtos levando uma vida sem esse “peso que carregam” de todos os dias (Me explicaram melhor – Obrigado Nega), mas no final da gravidez tive a surpresa de ver uma situação que tenho quase certeza que não é essa a realidade (posso estar enganado de novo), A nova Mãe não teria condições de cuidar do próprio filho, Mãe é Mãe e isso NINGUEM e nem doença nenhuma tira isso dela.

Uma coisa que eu acredito muito, isso é para EM ou para qualquer outra doença é que se VC quer ser diferente, e viver melhor BASTA VC querer e correr atrás disso, muitas vezes é difícil, mas basta querer ...

E como disse a Dazinha: Que Babaquice!!! (se referindo ao vídeo)

Bjs e Abraços
Allan Wolkowicz

Ps. peço desculpa se escrevia alguma coisa que não seja verdade por não ter tanto conhecimento sobre a EM.