Questão de pele... (minhas tatoos)

30 agosto, 2010



Hoje é dia 30 de agosto, Dia Nacional de Conscientizaçao sobre a Esclerose Multipla. Eu tirei pra ser o "dia da preguiça!!!!"
Trabalhei feito gente grande a semana passada inteira!
Estou exausta...
Mas confesso q esse estado, tem sido bem prazeroso pra mim. Diferente dos outros tipos de cansaço que colecionava no meu dia a dia.
Sinto que a "correria" de hoje é mais válida, porque não tem um fim em si mesma, imediatista, antes beneficia muitos outros interesses além dos meus.
Nosso IV Simposio foi um sucesso,um sabado riquissimo em novos conhecimentos,contamos com palestras de megas profissionais na area de neurologia e psicologia como Dr. Dagoberto Callegaro - responsável pelo ambulatorio de doenças desmielinizantes do HC-FMUSP e da Dra. Lilian Graziano - Psicologa da USP e diretora do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento, alem dos profissionais do GATEM que palestraram sobre terapia psicologica e a importancia da reabilitaçao na EM. Ontem, (domingo) panfletamos na Festa de 450 anos aqui de Mogi das Cruzes, (a organização dessa festa daria um outro post)rs
Foi bem bacana tambem....
A FEBRAPEM nos proporcionou materiais informativos (ilustrados), camisetas e imãs de geladeira, para a realização desse trabalho.
Infelizmente nossa população não tem hábito de leitura, e por isso seria um trabalho mto superficial tentar conscientizar atraves de materiais apenas informativos.
Enfim, hoje dia 30 de agosto, pra quem tem acesso ao canal TV Brasil, do Rio de Janeiro podera acompanhar o tão falado por mim, Sr Wilson Gomiero, presidente da FEBRAPEM e do GATEM, em uma entrevista no Programa "Sem Censura" da Leda Nagle.
Vale a pena assistir um homem inteligentissimo, simpaticissimo e esclerosadissimo falar sobre suas experiencias e assuntos esclarecedores a EM.

Termino o post de hj, com uma materia sobre uma linda mulher que vive há 11 anos com Esclerose Multipla. Espero que curtam... bjos

Conscientizar é preciso!!!!



Baixada Santista
julho de 2010 - 21h52

Concurso Superação

Vencedora do Superação é portadora de esclerose múltipla há 11 anos
Sandro Thadeu


A história da santista Carmen Lúcia Cunha Salgueiro é um exemplo. Portadora de esclerose múltipla há 11 anos e cadeirante, não abriu mão dos sonhos. Apesar das limitações físicas, leva uma vida normal: pratica esportes, canta, toca piano e adora ir à praia.

A vivência ao longo desse período, transmitida por meio de apenas 500 caracteres, foi o suficiente para sensibilizar milhares de cidadãos. Com 17.506 votos, ela foi a grande vencedora do Concurso Superação, realizado por A Tribuna On-line.

Carmen contou que ficou sabendo da iniciativa pelo pai de uma amiga que é assinante de A Tribuna. Na mesma hora, decidiu ir até o computador para escrever um breve resumo de sua trajetória.

Ela está com a enfermidade há 11 anos, mas foram quatro anos até ser diagnosticada. Com o tempo, essa doença do sistema nervoso central passou a afetar a visão e a coordenação motora das pernas da vencedora do concurso.

Por esse motivo, teve que abandonar o trabalho com computação gráfica. “Nessa mesma época, tive que encarar a morte de meu pai. Não aceitava ficar numa cadeira de rodas. Morava na Ponta da Praia e ia caminhando até o Gonzaga. Adorava andar”, disse.

Com o apoio da família e dos amigos, resgatou a felicidade. Há quatro anos, ingressou na musculação com o acompanhamento de sua neurologista. Apresentou melhoras. Atualmente, consegue percorrer pequenas distâncias com a ajuda de um andador.

Carmen também pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Psicologia.

Prêmio

Além do reconhecimento de superação, ela ganhou como prêmio um ensaio produzido pela fotógrafa Márcia Rocha, do Studio Zoom, e a maquiagem, por Lia Martins. A Gonna forneceu as roupas para a vencedora.

“Agradeço muito a todos que colaboraram com esse trabalho e, principalmente, a Deus. Há muito tempo tinha essa vontade. O resultado ficou excelente. Minha autoestima foi lá em cima”, ressaltou.

Nenhum comentário: