Questão de pele... (minhas tatoos)

13 março, 2011

Momento Cultural... 13 de março


Não, eu não sou nordestina! Sou paulista, filha de paulistas.
Sou apenas apaixonada pelo Nordeste, por esse povo, por seu dialeto,cultura e por suas historias.
Ficaria bem feliz se as pessoas que lessem o post de hoje, parassem para refletir nessa tão inusitada proposta de assunto para um domingo a tarde.
Ja ouviram falar de Jenipapo?
Sim? Não?

Aposto que a primeira ideia a vir à cabeça, foi a cantiga infantil de Vinicius de Morais "O PATO".
"... comeu um pedaço de jenipapo, ficou engasgado com dor no papo. Caiu no poço lalalalala(...)"
Também acredito naqueles que pensaram no fruto,aquela frutinha amarelinha,parecida com o figo, só que um pouco maior.
Embora eu nunca tenha visto pessoalmente, meu amigo Marcelo (esse que eu ja citei em algumas postagens) garante que ja experimentou sob a forma de licor e que é muito bom. Vai saber...
Na medicina caseira, o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante do apetite.
Mas não é sobre esse jenipapo que quero falar.
O jenipapo que me refiro hoje, é a Batalha do Jenipapo que poucos de nós brasileiros conhecemos ou nos recordamos de ter estudado em tempos de colégio.


Para aqueles que não se recordam, ou para aqueles que ficaram curiosos para conhecerem um pouquinho desse fato histórico. Aqui vai, A BATALHA DO JENIPAPO:
Em 13 de março de 1823, travou-se, à margem do rio Jenipapo, em Campo Maior, a mais sangrenta batalha entre brasileiros e portugueses pela independência nacional, cognominada até hoje como Batalha do Jenipapo. Nela centenas de piauiense e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados, escrevendo com o seu sangue uma das páginas mais gloriosas da história nacional.
Com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, algumas províncias continuaram como colônias portuguesas, dentre elas, o Piauí. Com medo de perder a Província do Piauí, a coroa portuguesa mandou a Oeiras, que era a capital da província, o comandante das Armas da Província do Piauí, o oficial português João José da Cunha Fidié, que havia se destacado nas guerras contra Napoleão Bonaparte, foi enviado ao Piauí pelas Cortes de Lisboa, com o objetivo de manter a província ligada a Portugal e estabelecer com o Maranhão e Grão-Pará o Estado do Norte Brasil, ligado a Lisboa, dada a sua situação geográfica favorável à Europa e ao grande rebanho bovino e lavoura de algodão nas mãos de criadores portugueses do Piauí, Maranhão e Pará.
Por causa da sua localização geográfica, próxima ao litoral, Parnaíba foi a primeira vila piauiense a tomar parte nos movimentos pela independência. Em 19 de outubro de 1822 foi proclamada, em Parnaíba, por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias, entre outros, a independência do Piauí.

(...)

Lembraram-se?

(...)

Enfim, àqueles que não sabiam e agora sabem, junte-se a nós companheiros Jenipapistas.

Só pra fixar ainda mais a aprendizagem de hoje; um video sobre o tema:


PS: É de suma importancia citar aqui que dedico o post de hoje ao meu Brow Marcelo, e que sem esse meu companheiro de luta, que sempre esta comigo nas grandes descobertas cientificas, diagnosticas, filosoficas e imaginarias essa realização não seria possivel.
Que apesar dos seus momentos de "azedume" em que critica minhas posturas, meus gostos musicais entre outras coisinhas mais, se dedica fielmente (junto a mim) as fantasticas descobertas das traquinagens do Saci, ao estudo de como se dá a inteligencia dos roedores, e principalmente a qual Santo devo me devotar, ja que meu padroeiro é Sao Cirilo. Santo que morreu dia 18 de março e que segundo ele, garante que o milagre é certo, afinal, alguem aqui conhece um devoto de São Cirilo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Neste último domingo comemoramos os 188 anos da guerra do Jenipapo.

Um fato esquecido de nossa história mas de grande relevância. Pois forças populares, sem qualquer convocação oficial, se reuniram para combater as tropas portuguesas no sertão do Piauí.

Uma das primeiras manifestações da soberania popular em solo brasileiro. O próprio povo tomando as rédeas de seu futuro. Talvez, por isso, este fato tenha sido ocultado em nossa história oficial.

Enqaunto no sul e sudeste a independência do Brasil se deu de forma pacífica, no norte e nordeste o povo teve que sangrar para ter o direito de virar brasileiro!

E viva os guerreiros do jenipapo !!!

E viva tb, pq não, São Cirilo que é o santo protetor exclusivo desse blog !!! que chique !!!

abraços do
Marcelo menos azedo !!! :-P

Anônimo disse...

Sou uma piauiense e me sinto orgulhosa dessa data. Apesar da maioria dos brasileiros esquecerem-se dela. Nossa história precisa ser revisitada e nela inserida fatos históricos importantes como este. Ainda bem que temos você para lembrá-la. Parabéns. Direto do Piauí. Beijão.