Questão de pele... (minhas tatoos)

26 março, 2010

ESPÉDIA - Espaço Petrópolis em Dialogo


"ARTE E MOVIMENTO"

"Provavelmente a Dança foi a primeira forma de expressão artística desenvolvida pelos humanos, nossa primeira tentativa estética de recriar e compreender o fluxo da vida. Talvez por esse mesmo motivo a Dança seja uma forma de Arte que historicamente se liga ao Sagrado, em especial nas culturas primitivas.
Como todas as coisas que faziam parte da vida eram tidas como Sagradas - sendo pertencentes a mesma fonte geradora, ao mesmo útero (a Terra) de onde todos vínhamos e para onde todos retornaríamos - dançar era mais do que entretenimento, dançar era ritual de iniciação, no sentido de que colocava o humano em contato com o divino, com o fluxo da vida no universo.
Podemos pensar a Dança em seu caráter original como uma maneira de tentar explicar a nossa própria existência em suas diferentes dimensões.
E assim a experiência de dançar teria contribuído para que nossos antepassados conferissem às situações vividas valores distintos, em função basicamente das sensações e sentimentos desencadeados por cada um dos eventos que eram vivenciados.
Do ponto de vista psicológico, um dos recursos simbólicos que utilizamos para assimilar uma experiência e dar-lhe significado é a "Metáfora Espacial".
Por exemplo, temos a iniciação circular desde a infancia qdo tratamos de assuntos referentes a dança.c Conferimos uma ênfase especial ao centro. O centro que representa o ponto de origem encerra a idéia de união, assim como de equilíbrio, já que todo o movimento circular gira em torno deste ponto central que se torna tanto o distribuidor quanto o catalisador do movimento. Encontraremos essa metáfora espacial da Mandala/Círculo em lugares tão diversos quanto no esquema cabalístico da criação, nos símbolos de Masculino e Feminino, na Dança do Ventre!
Além da Dança do Ventre, na Dança Indiana, a Dança dos Orixás , a Dança Balinesa entre outras.
A dança pode trazer em sua totalidade, o universo, a plenitude, a comunhão da consciência com o inconsciente, o encontro do humano com o divino.
Num tempo em que a vida era percebida como fluxo e não como caminho, ou seja em tempos ancestrais quando nossos antepassados mais remotos entendiam a vida como sendo um processo contínuo de nascimento-morte-renascimento cuja origem circunscrevia-se à Terra e tudo ligava-se à mesma fonte, a vida era simbolizada espacialmente pelo círculo.

Na Mitologia, nos Contos de fadas, nas Religiões, assim como nas expressões do dia-a-dia, encontraremos imagens que reportam ao espaço geográfico demarcado pelo círculo como sendo símbolo de vida, desde a infância, a dança gera a possibilidade de compreender o espaço e o corpo como uma expressão do eu em sua plenitude.
Gostaria de convidar aos visitantes do meu blogg, a participarem da COMUNIDADE ESPEDIA – ESPAÇO PETROPOLIS EM DIALOGO, uma comunidade que visa informar e dialogar com aqueles que como eu, são apaixonados pela Arte de viver em suas mais diferentes formas de expressão. Pessoas que almejam articular cultura, historia, política, praticas pessoais, espirituais de modos diferentes e livres.
Sem o crivo do certo, do errado, do estético do previsível. Conto c vcs!bjos Dá”

Nenhum comentário: