Questão de pele... (minhas tatoos)

10 março, 2010

Inquietações sobre educação e formação docente....


"Muitos questionamentos referentes ao Sistema Educacional Brasileiro gera em nós cidadãos, sejam eles profissionais da educação ou não, uma inquietude qto ao futuro da instituição escolar no Brasil.
Seria utópico da nossa parte crer q a educação formal e institucional é o bastante para a mudança do cenário social do nosso país, contudo devemos estar cientes q sem duvida a ESCOLA é um braço para gdes mudanças e revoluções sociais que reflitirao em vários outros campos.
Quando vejo tantos questionamentos sobre a formaçao e contentamento do profissional docente,e tantos conflitos alarmantes que presenciamos hj,sinto a necessidade de abordar a priore (isso não desmerece as outras indagações - VER COMUNIDADE ESPEDIA - ESPAÇO PETRÓPOLIS EM DIALOGO) a formação do profissional docente q certamente implicara nas demais questões pontuadas acima.
Vejo uma “acessibilidade” desordenada à carreira do magistério. E creio, por analise pessoal, q esse acesso às faculdades. Sejam elas presenciais ou a distancia, desqualificam a formação holística do profissional.
Posso e gostaria de estar equivocada, pois sou totalmente a favor da democratização do ensino superior, contudo a base de formação esta em déficit , assim como as instituições de nível superior tem priorizado a mercantilização da formação. Seja ela em que área for.
Esse déficit estrutural (educação básica) reflete diretamente qdo o educando se vê diante de uma formação universitária.
O efeito dominó esta montado. Formadores “deformados” (entendam o termo utilizado) dentro das salas de aula, sem visão de mundo, e pq não, sem o mínimo de conhecimento científico q os capacitem no exercício de sua profissão.
O acesso a formação docente, tem garantido a mtos, a oportunidade de trabalho. E só.
Isso (ao meu entender) tem contribuído e muito para a má qualidade do ensino brasileiro.
(Para ler direrentes opinioes sobre o tema acima, Participe: COMUNIDADE ESPEDIA - ESPAÇO PETRÓPOLIS EM DIALOGO

Nenhum comentário: